Centro_mundo_amazonia_2_slider


Agricultores beneficiários do projeto “Uso de Tecnologias Sociais para Redução do Desmatamento” estão participando da feira do Evento Amazônia Centro do Mundo, no campus da UFPA, em Altamira (PA).

Josélia, da comunidade Pioneira (Altamira) trouxe seu já famoso chocolate caseiro orgânico para vender. Jamilson, da comunidade Carlos Pena Filho (Brasil Novo) trouxe polpas de frutas variadas: manga, cacau, cupuaçu, acerola e a mais pedida: abacaxi com hortelã.

Eles explicam que optaram por trazer produtos já beneficiados para a feira e que, embora o projeto seja voltado para a produção de hortaliças, também tem contribuído para melhorar a renda de forma geral de suas famílias e possibilitar um incremento na produção.

Diego, da comunidade do Km 20 (Vitória do Xingu), está vendendo açaí, mamão, limão, côco, entre outras frutas de seu lote. Sua família ainda está aguardando para receber os equipamentos previstos no projeto para construção do galinheiro e das hortas, com irrigação com placas solares. Eles devem ser entregues entre o final do mês e meados de dezembro “Todos estão ansiosos, pois vai ajudar muito na renda das famílias da região”, conta.

O projeto “Uso de Tecnologias Sociais para Redução do Desmatamento” é realizado pela Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI) com recursos do Fundo Amazônia. Na região do Xingu, 60 famílias são beneficiadas.

O Encontro Amazônia Centro do Mundo é um grande evento organizado por movimentos sociais, indígenas, ribeirinhos e intelectuais para discutir a defesa da Amazônia e da vida. Acontece até dia 19/11.