A ADAI, em toda a sua história, tem como missão: desenvolver ações para apoiar as populações atingidas e/ou ameaçadas por barragens na busca pela segurança alimentar, nutricional e no combate às desigualdades. A nossa missão aponta o lugar onde queremos chegar e nos dão forças para continuar a caminhada até que a alcancemos.
A ADAI possui alguns eixos em suas atividades e práticas desenvolvidas que constituem seus valores. Estes são os norteadores do trabalho que escolheu desenvolver e têm desenvolvido de forma ética e transparente sem distinção de origem, raça, gênero, orientação sexual, e idade, evitando qualquer tipo de discriminação.
Busca disseminar a valorização dos direitos do cidadão atingido pela construção de hidrelétricas e grandes obras através da ética, da paz, da cidadania e da democracia, com foco na defesa de direitos difusos dos associados e assistidos e, ainda na preservação do meio ambiente e a utilização deste de forma sustentável.
Trabalha de forma a estimular, desenvolver e promover ações direcionadas à assistência técnica e extensão rural, pesquisas nas áreas agrícolas canalizadas à produção de energias renováveis e estudos voltados a alternativas ligadas a produção de alimentos saudáveis baseados nos princípios da agroecologia, divulgando as informações e os conhecimentos técnicos e científicos, assim como, ações na organização econômica, social e auto sustentação tendo como parâmetro a economia solidária e o comércio justo, buscando sempre ter no horizonte a segurança alimentar, nutricional e o combate à desigualdade.
Fomenta a organização, a participação e a solidariedade por meio de atividades organizativas, associativas e cooperativas, com objetivo da autogestão popular por intermédio da plena participação dos beneficiários nas ações desenvolvidas.
Realiza, desenvolve e implementa ações educativas e profissionalizantes, como projetos e programas nas áreas de capacitação ambiental, energia, agricultura, cultura e etc., por meio de uma rede de multiplicadores e tem como método a práxis popular da alternância.
Possibilita o acesso à moradia popular e habitação por meio de ações conjuntas e o mutirão é o modelo de trabalho, que visa sobretudo a valorização da dignidade da pessoa humana, da inclusão social e o seu auto reconhecimento como sujeito de direito.
Busca elaborar e editar publicações nas temáticas de abrangência de ações e de parceiros para que seus ideais sejam disseminados e que estes materiais sejam utilizados como forma de incentivar a busca pela igualdade e valorização dos nossos associados e assistidos.
Para atingir os fins sociais para os quais foi constituída, a organização desenvolve suas atividades sob a direção de um conjunto de órgãos que visam dar segurança e efetividade nos processos, independentemente de sua área de atuação.