tocantins_chuva_slider


 
Aconteceu no 30 de novembro, em Filadélfia – TO,  mais um dia de campo do projeto “Uso de Tecnologias Sociais para a Redução do Desmatamento” financiado pelo Fundo Amazônia do BNDES, e executado pela Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI). Membros de cada uma das oito famílias beneficiárias da comunidade Dom Bosco receberam orientações específicas sobre a produção de hortaliças na época chuvosa, que demanda cuidados específicos.
 
“Na época chuvosa há maior perda da produção devido à grande umidade, que não necessariamente faz bem à maioria das hortaliças, sem falar no aumento de certas doenças. No entanto, com os devido cuidados, é possível produzir bem e aumentar o rendimento”, disse Patrícia Malves, técnica do projeto.
 
Aspectos como cuidado com a proliferação de doenças e até o uso de estufa tipo túnel baixo foram bem recebidos pelos produtores que já pretendem colocar em prática as orientações repassadas no dia de campo: “vou tentar instalar o túnel em alguns canteiros, é barato e com certeza vai evitar a perda do meu alface”, disse o sr. Raimundo Alves, um dos beneficiários do projeto que participou do dia de campo.
 
Na ocasião, também foram discutidas outras demandas dos produtores por formações específicas, e posteriormente cada propriedade foi visitada para orientações mais direcionadas a cada caso.
 
No próximo dia 12, será a vez dos agricultores das comunidades Ilha Verde e Arraias receberem as orientações, no município de Babaçulândia.