MT Família Beckerslider


Famílias beneficiárias do projeto Uso de Tecnologias Sociais Para Redução do Desmatamento se organizam na produção de alimentos saudáveis e constroem alternativas produtivas contra o desmatamento no município de Sinop, no Mato Grosso.

*Foto tomada antes da pandemia.

Alface, cebolinha, tomate, quiabo, pimenta, almeirão e rúcula são alguns dos produtos encontrados nas hortas de 27 famílias beneficiadas pelo projeto Uso de Tecnologias Sociais Para Redução do Desmatamento, no município de Sinop, no Mato Grosso.

O casal de agricultores Manoel e Clarisse, do Projeto de Assentamento  P.A. Wesley Manoel dos Santos, aumentaram sua produção para além do projeto, e dizem: “O nosso objetivo aqui é ter o que comer, produzir o suficiente para não faltar. Quando meu filho vem me visitar, ele leva de tudo. A gente da pras galinhas, pros porcos, nada é desperdiçado”.

Em janeiro de 2020, a equipe iniciou a implementação do Kit PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). De forma circular, e com um galinheiro no centro, que permite que as aves controlem as pragas e se utilize o adubo, as hortas permitem aliar a criação de animais com a produção, e utilizar insumos da propriedade em todo o processo produtivo agroecológico.

Para implementação da horta, foi necessário escolher um local favorável à captação da água para irrigação, limpar a área, construir o galinheiro e levantar os canteiros, para então instalar o sistema de irrigação por energia solar. Em junho de 2020, das 30 famílias beneficiárias, 27 estão produzindo, e os três kits restantes estão em fase de implementação.

“A produção de alimentos é algo essencial, em especial no momento em que estamos passando. A horta contribui para evitar que o produtor tenha que buscar seu alimento em outros locais,  e se expor ao vírus da COVID-19, e ao mesmo permite construir alternativas para ficar no território, diminuir o desmatamento e produzir alimentos saudáveis”, afirma Paula Prado, técnica do projeto no Mato Grosso.

O projeto Uso de Tecnologias Sociais para redução do desmatamento, é uma conquista das famílias atingidas por barragens e vem sendo implementado nos estados do Pará, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins, beneficiando diretamente 240 famílias, através da Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI), com uso de recursos do Fundo Amazônia.