maraba_slider


Aconteceu entre os dias 14 e 15 de setembro de 2018, no município de Marabá estado do Pará, curso de capacitação em comunicação para os integrantes da equipe técnica e lideranças do Projeto “Uso de Tecnologias sociais para redução do desmatamento”. A atividade contou com a participação de dez pessoas e foi realizada na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

No primeiro dia, a equipe discutiu sobre o papel da comunicação na divulgação dos objetivos previstos no projeto: o trabalho coletivo, a agroecologia, a redução do desmatamento, o trabalho com mulheres, as fontes alternativas de produção de energia e a segurança alimentar. Também foram trabalhados aspectos técnicos da produção fotográfica, de textos e materiais de divulgação das etapas do projeto.

No segundo dia, parte da equipe se deslocou á Vila Boa Esperança do Burgo para realizar oficinas práticas de fotografia e filmagem, demonstrando na prática técnicas abordadas na exposição teórica. Na vila tem 22 familias beneficiárias.

O projeto é uma conquista do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e será implementado pela Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI), com recursos do Fundo Amazônia. Com o projeto, a ADAI e o Movimento se propõem a implementar 240 unidades de produção agroecológica integrada e sustentável (PAIS), nos estados do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins, contribuindo para a segurança alimentar, a geração de renda de famílias atingidas por barragens, assim como implementação de estudos e de técnicas na construção de propostas para a redução do desmatamento nas áreas abrangidas pelo projeto.

Para o coordenador do projeto na região, Joarez Soares, “o fortalecimento e a capacitação das famílias fazem parte da estratégia do projeto. E a formação em comunicação é uma dessas formas. As famílias e a equipe do projeto precisam ter clara essa estratégia de comunicação, para conseguir mostrar o que está sendo feito através do projeto. Ele disse ainda que “essa oficina é importante porque capacita nossa equipe e permite melhorar a qualidade da divulgação das ações realizadas”.

Esta atividade faz parte de um conjunto de atividades de capacitação que serão realizadas nas regiões beneficiadas pelo projeto.