Foi realizado na comunidade de Brejo Verde, no município de Correntina-BA, no dia 21 de fevereiro, o quarto dia de campo do projeto “Soberania Alimentar em Regiões Atingidas por Barragens através da Tecnologia Social PAIS e Placa Solar de Aquecimento de Água”. O tema foi “Processamento e higienização”, e entre os municípios participantes se encontram Cocos e Santa Maria da Vitoria.

O processamento e higienização de hortaliças são de grande importância, pois consiste em varias etapas que vão desde a escolha do produto, o descarte, a lavagem, o descascamento, o corte, o modo de embalagem e a forma de armazenamento.

Como as frutas e hortaliças são fundamentais na dieta alimentar, o consumo desse tipo de alimento tem sido incrementado, e os consumidores estão cada vez mais preocupados quanto à escolha dos alimentos.

Outro dos temas tratados foi a grande relevância da higiene na qualidade de um produto e na obtenção de alimentos saudáveis. A contaminação das frutas processadas é atribuída a fatores como matéria-prima e seus fatores intrínsecos, etapas da produção, higiene e sanitização, equipamentos, utensílios, pessoal e ambiente da unidade processadora.

As famílias beneficiadas gostaram do dia de campo, já que se debateram assuntos pouco falados no dia a dia, mas que são de grande importância tanto para os agricultores quanto para os consumidores. Maior segurança na aquisição de hortaliças limpas, alta qualidade sanitária, menos desperdício e maior praticidade no preparo dos alimentos.