slider


Entre os dias 12 a 14 de outubro de 2020, foram distribuídas mais de 500 mudas de açaí, Andiroba, Ipê Rosa e Amarelo, graviola, faveira e Muringa precoce para a família de Emidio Soares da Silveira e dona Neusa Gomes da Silva, moradores no Projeto de Assentamento Palmeira Jussara no município de Marabá/PA. A ação faz parte da Campanha Plantando Vidas, iniciativa das famílias atingidas por barragens que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a necessidade de preservação do meio ambiente, além de recuperar áreas degradadas, gerando renda, melhoria da qualidade de vida e aumentando a biodiversidade. 

A família conheceu a campanha através das lideranças locais e outras famílias atendidas pelo projeto Uso de Tecnologias Sociais para Redução do Desmatamento. Querem recuperar uma área degrada de sua pequena propriedade onde antes era pastagem. Seu projeto é viver de forma sustentável, defendendo a Amazônia para essa e gerações futuras, afirma dona Neusa.

Segundo Cristiano Pereira de Medina Rigo, agente local do projeto que a ADAI vem implementando, as famílias atendidas por essa campanha sentem-se felizes em poder ajudar a proteger a biodiversidade e sem sombra de dúvidas, espécies como açaí, ajudam também a aumentar a renda das famílias, através do extrativismo sustentável. Na região de Marabá, onde o projeto atende 60 famílias, foram plantadas mais de 14 mil mudas de espécies nativas desde o início do projeto.

Esta Campanha é uma iniciativa que dialoga com o projeto Uso de Tecnologias Sociais para Redução do Desmatamento, uma conquista das famílias atingidas por Barragens, que vem sendo executado pela ADAI, com recursos do Fundo Amazônia. Essa parceria na entrega das mudas conta também com o apoio da ADEVIMA, uma associação parceira da ADAI nos trabalhos locais.