marabá


O  primeiro módulo do 6° dia de campo com as famílias beneficiárias pelo projeto “Uso de Tecnologias Sociais para Redução do Desmatamento” foi realizando no município de Marabá- PA, no dia 19 de Fevereiro  de 2020 e aconteceu no salão da Igreja católica da vila Boa Esperança do Burgo, no KM 25, na zona rural. E o segundo módulo do 6° dia de campo foi realizado no município de Nova Ipixuna, no dia 21 de Fevereiro no  salão da Igreja católica da vila Lago Azul,  a 41 KM de Marabá.

A atividade teve como objetivo central a troca de experiências entre as famílias beneficiárias, na produção de hortaliças em geral e os desafios colocados para o projeto. Durante o evento a equipe instigou os agricultores a relatar se o que estava sendo ensinado nos dias de campo estava sendo feito na propriedade. Seu Alcimar Silva,  beneficiário do PA Boa esperança do Burgo que recebeu o Kit PAIS na última parcela, disse que fez o Biofertilizante foliar de casca de ovo ensinado no 5° dia de campo, aplicou nas hortaliças e disse ver  uma boa melhora nas plantas. Coisas como estas são o objetivo dos dias de campo, a troca de experiências e o aprendizado para ser aplicado na prática nas hortas. 

Durante o encontro, a Técnica da equipe local, Patrícia Assunção, falou para os agricultores sobre a importância da compostagem orgânica para o enriquecimento do solo, inseticidas naturais no controle de pragas e doenças e ensinou a fazer calda de cebola para o combate de pulgões, cochonilhas sem carapaça e lagartas, pois  segundo os relatos dos agricultores no período chuvoso a infestação é maior. O projeto “Uso de tecnologias sociais para redução do desmatamento” é uma conquista das famílias atingidas por barragens e é executado pela Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do contrato de concessão de colaboração financeira não reembolsável nº 17.2.0254.1