A cidade de Barra Longa é uma das diversas cidades atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, na cidade de Mariana, em 2015. A população atingida dessa cidade vem tendo assessoria técnica para a construção da reparação integral da entidade AEDAS.

            Em 2019 a ADAI concorreu ao edital público para prestação do produto “Formação em Direitos Humanos”, ganhando a seleção e firmando o contrato em 09 de maio de 2019, logo iniciando a execução.

            Estão organizados 11 encontros presenciais no formato de seminário que abordaram sobre noções dos direitos humanos e instrumentos de efetivação que possam contribuir para uma participação da população atingida na construção do processo reparatório em curso. Estima-se que por volta de 100 atingidos irão participar das atividades.

            Além dos encontros estão previstas oficinas formativas e a construção de materiais didáticos, guiados pelos princípios da educação popular e da educação em direitos humanos.

            Mais uma vez a ADAI reafirma seu compromisso com a população atingida no Brasil, buscando difundir seu conhecimento acumulado no processo de promoção e efetivação de direitos as comunidades atingidas.