photo_2019-04-17_17-11-36-1010


 

A oficina de preparo de compostagem e calda bordalesa, teve como proposito capacitar às famílias atingidas por barragens de produtores rurais familiares, beneficiários do projeto de produção agroecológica integrado e sustentável (PAIS), na pratica da produção agroecológica, com ênfase na ciclagem de nutriente e controle alternativo de pragas e doenças de plantas.

Essa primeira oficina ocorreu no dia 15 de abril no Projeto de Assentamento Paraiso das Acácias, no município de Candeias do Jamari, e contou com a participação das famílias beneficiarias do projeto “Uso de tecnologías sociais para redução do desmatamento” na região. A proposta é realizar uma rodada de oficinas nas comunidades beneficiárias do projeto; logo em seguida serão realizadas oficinas em Alto Paraiso e no distrito de Triunfo.

As oficinas além de capacitarem as famílias com o objetivo a transição agroecológica, incentivam a integração entre as comunidades, a troca de experiências de produção e o cuidado com o meio ambiente. A próxima rodada de oficinas prevista será sobre práticas na produção de biofertilizantes líquidos.

O projeto, focado na região Amazônica busca promover a produção agroecológica de alimentos, e visando à segurança alimentar das famílias e a diminuição da pressão sobre os recursos naturais, particularmente a redução do desmatamento, possibilita o cultivo de alimentos diversificados e mais saudáveis para consumo e comercialização.