A cartilha final do projeto traz uma síntese dos principais resultados obtidos em mais de 3 anos de implementação do projeto “Uso de Tecnologias Sociais para Redução do Desmatamento”, uma conquista das famílias atingidas por barragens e que foi implementado pela Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual – ADAI, com recursos do Fundo Amazônia. Esse projeto teve início em agosto de 2017 e se estendeu até janeiro de 2021. 

O projeto objetivou desde o início a produção para a subsistência e geração de renda das famílias, através da produção agroecológica e uso de fonte solar para geração de energia elétrica para a produção desses alimentos. Isso envolveu todo um processo de forma- ção e capacitação técnica das famílias, espaços de conscientização ambiental para a redução dos índices de desma- tamento, plantio de árvores nativas, a comercialização da produção e o intercâmbio das experiências entre as famílias atingidas desse bioma e de outras partes do país.

A cartilha apresenta um balanço dos resultados da implantação do projeto, construido a partir dos dados dos diagnosticos construidos pelas equipes técnicas das unidades locais em conjunto com as 240 famílias beneficiárias realizados: no primeiro semestre de 2019 e o outro no segundo semestre de 2020. Dados como a produção nas propriedades, comercialização da produção existente e assistência técnica e os processos de formação e capacitação técnica do projeto estão disponiveis na cartilha. Além um um breve panorama sobre a implementação, dasafios e o contexto da região Amazônica. 

A Elaboração e produção foi realizada pela equipe técnica do projeto “Uso de tecnologias Sociais para redução do desmatamento”.

Acesse aqui a versão web da cartilha