slider_site


No dia 17 de outubro de 2019, na cidade de Marabá/Pa, aconteceu o Fórum em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia, com a participação de diversas lideranças da região, ribeirinhos, indígenas, assentados, assim como várias famílias beneficiárias pelo projeto  “Uso de Tecnologias Sociais para redução do desmatamento” na região de Marabá. O Fórum teve como objetivo a discussão dos principais problemas decorrentes das políticas adotadas para esse bioma e as graves ameaças sobre ,a região. Para além dos problemas, as lideranças demonstraram diferentes práticas de preservação do meio ambiente, já implementadas e em execução.

A Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI) apresentou para essas diferentes lideranças o projeto que vem sendo executado na região, com recursos do Fundo Amazônia e que atende 60 famílias, com a produção de alimentos saudáveis, uso de placas fotovoltaicas para irrigação das hortas e todo o processo de formação e capacitação das famílias para a preservação do meio ambiente.

Desde o início do projeto, já foram plantadas 9.742 árvores de diferentes espécies nativas entre as famílias beneficiárias dessa região, superando a meta, que era de 6 mil. Durante o fórum, a entidade organizou a distribuição de mudas de árvores nativas entre os participantes, distribuindo 1.200 mudas ao todo. A distribuição faz parte do processo de conscientização das famílias e das lideranças de outras localidades para a necessidade de preservação da natureza.

O projeto Uso de Tecnologias Sociais para redução do desmatamento é uma conquista das famílias atingidas por barragens e vem sendo implementado pela ADAI com recursos do Fundo Amazônia, atendendo 240 famílias nos estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins e Rondônia.