O direito à participação das pessoas atingidas nas audiências dos principais processos do caso Rio Doce vem sendo efetivado por meio da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) e atuação do juiz Vinícius Cobucci.  

Agora o povo atingido acompanha as audiências do Caso Samarco! 

Com a aprovação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB), novos espaços de participação são conquistados. Após pedido da Comissão Municipal de Atingidos e Atingidas de Colatina – ES e Marilândia – ES e ofício encaminhado pela ATI Adai às Instituições de Justiça (IJ), o juiz Vinícius Cobucci garantiu a participação das pessoas atingidas nas audiências dos principais processos do caso Rio Doce. É a luta do povo que traz resultados! 

Embora a participação nas audiências do processo de reparação seja direito das pessoas atingidas, há anos não havia participação das pessoas atingidas nesses espaços.

A primeira audiência do ano de 2024 em que pessoas atingidas participaram foi na ação que corre no Eixo Prioritário nº 09, que trata da situação do abastecimento de água para o consumo humano e que aconteceu no dia 05 de fevereiro de forma virtual.

Depois disso, a participação das pessoas atingidas já foi pleiteada e garantida em 2 outros importantes processos: 

  • Ação do Eixo Prioritário nº 04, que fala sobre infraestrutura e desenvolvimento, onde se discute a implementação do Novel Infraestrutura (dia 07 de março, de forma virtual); 
  • Ação do Eixo prioritário nº 05, que trata do retorno operacional da Hidrelétrica Risoleta Neves, localizada nos municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, em Minas Gerais (dia 12 de março, de forma virtual).  

Na ação do Eixo Prioritário nº 04, a participação das pessoas atingidas foi garantida e concretizada pela fala do Sr. Flávio Messias Soares, coordenador da Comissão Territorial de Atingidos de Linhares, que, com uso da palavra, disse ao juiz que:

“Conforme informações, tivemos ciência de que o Novel – Infraestrutura pagará apenas os valores dos danos materiais causados pelas obras de implementação das ensacadeiras no Rio Pequeno. Quando serão pagos os danos morais causados por todos esses transtornos? Será que se as pessoas atingidas estivessem incluídas no processo decisões assim seriam tomadas?” 

Para o povo atingido pelo rompimento da barragem de Fundão: “Nenhum direito a menos e nenhum passo atrás!”  

Próximas audiências relacionadas ao processo de reparação: 

Processo Data da Audiência 
Eixo Prioritário 04 – Infraestrutura e Desenvolvimento 19/03/2024 (terça-feira) às 10h 
Eixo Prioritário 09 – Abastecimento de água para consumo humano 01/04/2024 (segunda-feira) às 14h 
Eixo Prioritário 07 – Cadastro e Indenizações 26/04/2024 (sexta-feira) às 14h 

ATENÇÃO! 

No caso de participar sem direito a fala, não se faz necessária prévia comunicação – todos e todas podem participar online e acompanhar as audiências que discutem sobre seus direitos. Para fins de participar com direito à fala, a participação do povo atingido precisa ser previamente organizada com a Comissão de Atingidos de seu território e informada às IJ e ao juízo – com o nome e CPF das pessoas que desejam fazer fala.  Por isso, procure a comissão e a ATI, para garantir sua participação. 

Observação: A participação será condicionada à aprovação do juiz e o tempo de fala máxima disponibilizado para TODAS e TODOS os atingidos da bacia do Rio Doce é de 30 minutos.