A partir do tema da preservação ambiental, a ADAI, em parceria com MAB e Koinonia, promove essa ação

Como sequência dos objetivos da ‘Campanha Plantando Vidas’, a Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI) junto do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento República de Emaús e a Organização Koinonia, estão revitalizando o viveiro de mudas da sede do Emaús, localizado no bairro periférico Bengui, em Belém do Pará. 

O viveiro já instalado e composto por espécies de mudas nativas e ornamentais, está sendo revitalizado para que a sua produção ocorra de forma permanente na instalação. 

 

Foto 1 – Encanteiramento das estacas de Ixoras (Ixora coccinea L), espécie ornamental para revitalizar os jardins do Movimento República de Emaús.

 

‘Campanha Plantando Vidas’ é de iniciativa do MAB, com realização possível mediante as parcerias comprometidas com as pautas ambientais, como a ADAI e Koinonia, e tem como meta a busca e a elaboração de soluções acerca de problemáticas ambientais oriundas da imposição de projetos que desconsideram o ambiente natural, bem como transformar essas soluções em práticas para que possibilitem a recuperação desses biomas modificados. Acrescidas da participação social, esse processo é fundamental para a recuperação e preservação ecossistêmica. 

 

Foto 2 – Área dos viveiros de produção de mudas florestais, mudas ornamentais, 

hortaliças e espécies medicinais no  Movimento República de Emaús.

A ação de revitalização do viveiro do Emaús é complemento junto de outras propostas de melhorias também projetadas para implementação na mesma sede. A exemplo, prevê-se ainda a instalação de um sistema de produção de energia com fonte fotovoltaica – a energia solar – para a irrigação de uma horta orgânica comunitária, fazendo assim o uso das tecnologias na geração de energia alternativa e no auxílio à construção de possibilidades de uma cadeia de distribuição energética mais popular.  

No mês de setembro, no qual se comemora o Dia da Amazônia (05.09) e Dia da Árvore (21.09), serão realizadas mais ações dentro desse projeto e em torno dessa temática, a fim de estimular maiores articulações com o envolvimento de organizações, universidades, associações locais, movimentos sociais e a sociedade em geral para o diálogo sobre métodos e procedimentos de preservação do meio ambiente. 

 

Foto 3 – Sementes de Ipê (gênero tabebuia).

Por meio da ‘Campanha Plantando Vidas’, a ADAI, em parceria com o MAB e a Organização Koinonia, une-se ao Movimento República de Emaús, que atua em Belém do Pará desde a década de 70 na luta pela defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco pessoal e social e de exclusão social na região Amazônica.