site_slider


O projeto está gerando emprego e renda a famílias da zona rural de Itapuã, por meio da produção de hortaliças e derivados, através de energia renovável
 
 
O projeto “Uso de Tecnologias Sociais para Redução do Desmatamento”  está  potencializando a produção de hortaliças nas comunidades da zona rural de Itapuã do Oeste, através energia renovável, com a instalação de placas solares.
 
Após a implantação das 23 hortas planejadas para Rondônia, a equipe técnica local realizou uma visita no município de Itapuã, na casa do senhor José Najipa. Foi constatado que a partir da implantação da horta produzida, por meio da energia renovável (placas solares), seu José já consegue colher os frutos como cebolinhas, coentro, chicória, alface etc., assim tendo um maior rendimento/mês para sua família, além de colaborar na redução do desmatamento.
 
 
De acordo com o seu Najipa o projeto “trouxe mais possibilidades de ganhos para a minha família, além de nós cuidarmos do nosso meio ambiente, e nós, sermos pioneiros na cidade [de Itapuã] com a horta produzida através da energia solar”. Na ocasião, foi apresentado também a VI edição da Festa Camponesa de Rondônia, a ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de Julho, na cidade de Jaru. A Festa Camponesa deste ano contará com oficinas de práticas agroecológicas, feira, troca de sementes, seminário, shows e o café camponês.
 
O projeto “Uso de Tecnologias Sociais para Redução do Desmatamento” é uma conquista das famílias atingidas por barragens, executado pela Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI, e financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a través do Fundo Amazônia.