Novidade nas chamadas de editais do Ministério da Cultura. Atingidos e Atingidas têm campo de identificação para inscrição no edital “Prêmio Pontos de Cultura”.

Minc retoma Prêmio Pontos de Cultura e apresenta nova possibilidade para as comunidades atingidas por barragem
O Ministério da Cultura (Minc) retomou este ano o Programa Cultura Viva, que prevê o Fomento a Pontões de Cultura e o Edital de Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti, em homenagem a este grande ator brasileiro. Neste edital estão alocados cinco editais de premiações somando mais de R$ 61milhões em investimentos.
O Programa Cultura Viva é uma política cultural voltada para o reconhecimento e apoio às atividades e processos já desenvolvidos na localidade. O Ponto de Cultura é uma referência local que visa estimular a participação social e a gestão compartilhada de políticas públicas de cultura. Os pontos selecionados no edital recebem certificação por um período mínimo de dois anos.
A novidade deste ano é a possibilidade de informar que a atividade será realizada em “Áreas Atingidas por Barragem”, já no cadastro do coletivo, no campo 03, assim o projeto será analisado com base na atividade e a relação diante das comunidades que sofreram com o rompimento.
Esta é uma iniciativa de diálogo da Assessoria Tecnica dos Atingidos e Atingidas da ADAI, com o Ministério da Cultura para facilitar o acesso aos atingidos e atingidas fazedores de cultura às políticas públicas da área.
As inscrições no edital Sergio Mamberti – Prêmio Pontos de Cultura ficam abertas até o dia dois de outubro de 2023.
Não perca essa oportunidade de manter a cultura de nossas comunidades viva!
Para mais informações, acesse o site do Ministério a Cultura