Em Uruaçu (GO), ribeirinhos realizam dia de campo do projeto PAIS
Realizou-se no dia 16 de Janeiro de 2018 na cidade de Uruaçu (GO), o 3º dia de campo do projeto “Soberania Alimentar em regiões atingidas por barragens a través da tecnologia social PAIS e Placa Solar de aquecimento de água”, parceria entre a Associação de Proteção ao Meio Ambiente (APEMA), a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Com o tema “Gestão produtiva e produção em épocas de chuva”, o encontro discutiu a gestão da produção, focando na análise, escolha e implementação de tecnologias eficientes para obtenção do máximo de bens e serviços, em termos de quantidade e qualidade.
O debate foi trabalhado de forma simples e sistemática, para que todos os participantes compreendessem de forma clara os temas abordados. Logo se partiu para a prática, que contou com a participação dos produtores, aprendendo a elaborar estratégias para produzir sem veneno na época de chuva. Nesse sentido, se realizaram explicações do controle de pragas e enfermidades em plantas através de caldas exemplos: calda bordalesa, calda de sabão em pó, calda de fumo e calda de cinza. No marco deste dia de campo, foram visitados alguns projetos em processo produtivo.
Nos projetos PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) os produtores trabalham a gestão da produção, desde a escolha da semente, o preparo do solo, a época da colheita e distribuição.
De acordo com Douglas Barreto técnico do projeto na região, as famílias têm que conhecer bem e acompanhar a análise climatológica de cada região para poder definir que tipo é o mais adequado, e que seja comercializado no período de chuva.
“É necessário definir estratégias de controle de ataque de pragas e doenças nos cultivos, já que a época de chuvas é uma estação bastante apropriada para tais efeitos e poder definir técnicas de produção e manejo.”
Os agricultores avaliaram o dia campo muito significativo e produtivo pelo fato de estar participando de trocas de saberes e trabalhos práticos e técnicas com os camponeses interessados com a produção, algo muito importante.