Instalação de sistema de irrigação no Tapajós
A Equipe Técnica da Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI), esteve presente nas comunidades São Raimundo e Vicinal do Cacau e deram início às instalações de irrigação do sistema de Produção Agroecológica Integrado e Sustentável (PAIS) do projeto “Uso de Tecnologias Sociais para Redução do Desmatamento”. O projeto atenderá as regiões do Xingu, Marabá e Tapajós no Pará, e na região do Tapajós 14 famílias estão sendo beneficiadas na primeira parcela do projeto que atenderá os municípios de Itaituba, Trairão e Rurópolis.
O projeto vai melhorar a produção de uma parcela de atingidas e atingidos por barragens, trabalhadoras e trabalhadores da agricultura familiar vão ter a oportunidade de produzir alimentos saudáveis sem o uso de venenos. Além disso, as famílias que sofrem com o preço abusivo das tarifas de energia cobrada pela Celpa, vão agora ter a oportunidade de irrigar suas hortas e parte de suas plantações utilizando energia renovável através da capitação de energia de duas placas solares que será instalada em cada propriedade.
As famílias expressaram no rosto uma imensa alegria em receber o PAIS, ao verem o sistema funcionar e a água jorrar pelos aspersores, o semblante de cada agricultora e agricultor deixa transparecer que ainda há esperança, que a agricultura familiar e a luta organizada valem a pena.
Na instalação no lote da dona Francisca (Irmã) e Antônio José (Maguila) na comunidade São Raimundo do município de Rurópolis, o casal afirmou que sempre sonharam com uma horta bem organizada e que agora vão poder ter alimentos saudáveis, melhoras na produção e na renda da família.
No lote da dona Maria e seu Erbert, foi possível ver que ali pode se realizar sonhos e que a agricultura familiar só precisa de uma atenção especial e ser mais valorizada, Erbert agradece a luta diz que quer apresentar a conquista mostrando a sua produção.
O projeto é uma conquista do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), executado pela Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).