Na terça-feira, (17) foi realizada a entrega das placas solares do projeto Capacitação em Alternativas Energéticas e Tecnologia Social nas regiões Leste e Noroeste da cidade de São Paulo. 

Também foi o momento das famílias de União de Vila Nova aprenderem o processo de manuseio do sistema das placas solares para aquecimento de água e viram uma parte do processo de montagem das placas. Depois dos encontros teóricos onde aprenderam sobre o funcionamento do sistema elétrico nacional e mundial, as discussões durante as oficinas possibilitaram que as famílias trocassem informações sobre os temas das privatizações, barragens, economia e as diversas realidades energéticas vividas no país e entre os educandos. 

As placas solares foram guardadas em segurança e em breve serão instaladas nas casas de 14 moradores da Zona Leste, 14 de Perus e 2 no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) da região, proporcionando uma redução de 25% nas contas de energia de cada local. 

A iniciativa é coordenada pela Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (Adai), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI).