A construção do conhecimento coletivo é um dos propósitos do projeto e da entidade. Através da participação das famílias em diferentes etapas de formação e capacitação, aliado a uma assistência técnica voltada para essa realidade, o projeto busca reconstruir o saber, assim como fortalecer a cultura popular na produção de alimentos saudáveis, no uso de energias alternativas e no respeito às pessoas e ao meio ambiente. Busca aliar os conhecimentos e práticas das famílias com os conhecimentos e aprendizados de uma equipe técnica comprometida com práticas alternativas, reconstruindo assim uma nova cultura de relações sociais e com o meio ambiente.
Nas atividades de capacitação previstas pelo projeto tivemos a participação de 1.067 pessoas ao todo, entre elas 556 mulheres e 511 homens, o fator a se destacar foi a participação das mulheres que superou a expectativa, esperamos continuar incentivando e possibilitando que as mesmas sigam ocupando os diferentes espaços.
Foram realizadas 5.520 visitas nas propriedades de 240 famílias, com uma média de 23 visitas por família beneficiária, durante o tempo de vigência do projeto.