O trabalho da Assessoria-formação


Equipe técnica passa por formação para atuação nos territórios do Espírito Santo.

 

A  Assessoria Técnica promovida pela Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual – ADAI, que atuará com e para os Atingidos e Atingidas do Espírito Santo (ES),  participa, desde o dia 07 de fevereiro, de formações online obtendo informações e estudos acerca dos territórios no Espírito Santo atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão em novembro de 2015. No próximo dia 27 de fevereiro a 04 de março, todas as equipes da Assessoria Técnica Independente da ADAI estarão reunidas para formação presencial. Os profissionais de diversas áreas de atuação foram escolhidos após passarem por um processo seletivo rigoroso com chamada pública, avaliação de currículos e entrevistas,  a fim de selecionar a equipe que irá atuar nos territórios do Espírito Santo, sendo eles: Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Regência, Povoação, Linhares e Macrorregião Litoral Norte – São Mateus e Conceição da Barra.

A Coordenadora de Mobilização da ADAI, Ursula Rola, adiantou que são boas as expectativas para o encontro presencial de toda equipe. “Até o momento nos reunimos online. Construímos uma equipe diversa, com grande potencial, de vários lugares e pronta para iniciar os trabalhos na Assessoria das Atingidas e Atingidos”, destacou a coordenadora.

“Nesta formação iremos trabalhar com os desafios das pessoas atingidas, os acordos judiciais e, claro, a dinâmica de trabalho que será utilizada em todos os seis territórios de atuação da Adai no estado”, completou Ursula.

O processo de formação online e presencial envolve o total de 142 técnicos de diferentes áreas, como: jurídica, assistente social, saúde, comunicação, pedagógica, entre outras, que caminharão junto às dezenas de milhares de atingidos e atingidas espalhados/as pelos territórios do Vale do Rio Doce e Litoral no Espírito Santo

 

A Adai

A ADAI é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1993 com atuação no território nacional, que iniciou seus trabalhos na Região Sul do Brasil, com a missão de representar e garantir a defesa dos direitos dos atingidos por barragens, através da assistência social e da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) a seus associados que são, em sua maioria, famílias ribeirinhas, ou reassentados. Possui uma efetiva equipe técnica composta por diversos profissionais em diferentes áreas das ciências humanas e agrárias nos níveis médio, técnico e superior que buscam promover a educação através da capacitação e estimulando trabalhos que suscitem organização,participação e solidariedade e, ainda promover o desenvolvimento social e econômico combatendo a pobreza através de ações associativas e de cooperação.