Após muita luta e uma longa espera pela implementação deste direito, a cada etapa do Processo Seletivo, vai ficando mais perto a assessoria as populações atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão causado pela Vale, Samarco e BHP no Rio Doce.

Nesta terça feira, dia 24 de janeiro de 2023, a tão aguardada implementação das Assessorias Técnicas Independentes nos territórios atingidos pelo crime da Vale Samarco e BHP no Espírito Santo ficou mais próxima. Após muita luta e uma longa espera pela implementação deste direito, a ADAI publica a chamada para a entrevista de mais de 430 candidatas e candidatos.

A Assessoria Técnica Independente (ATI) é um direito que tem por objetivo subsidiar e impulsionar a organização e a participação informada das pessoas e comunidades atingidas pelo desastre da Samarco. A implementação deste direito parte da perspectiva da centralidade do sofrimento das vítimas, que contarão com esta ferramenta para compreender e avaliar o estado dos processos de reparação integral – tanto dos danos individuais quanto coletivos – assim como propor coletivamente pautas de medidas reparatórias. A busca por soluções efetivas e resultados concretos tem sido um dos maiores desafios no âmbito da reparação socioeconômica e socioambiental do Rio Doce, e as dificuldades de participação encontradas pelos indivíduos, famílias e comunidades atingidas no processo reparatório torna o sucesso dessas medidas ainda mais distante – tal como é hoje sem o funcionamento das ATIs.

O direito de contar com um corpo de técnicos independente das empresas Vale, BHP, Samarco e Fundação Renova foi previsto na assinatura dos acordos judiciais em 2018 com o objetivo de permitir a participação informada das comunidades atingidas no processo reparatório, mas desde então nunca foi implementado, com prejuízo às vítimas deste que é o maior crime ambiental da história do Brasil.

O processo seletivo da ADAI, contou com mais de 1900 inscritos, para aproximadamente 122 vagas de nível fundamental, médio e superior par atuar nos territórios do Espírito Santo. Importante ressaltar ainda, que o processo seletivo da ADAI segue as determinações do documento que orienta os processos seletivos das Assessorias Técnicas Independentes, emitido pelas Instituições de Justiça que compõem a Força Tarefa Rio Doce, o documento está disponível no link https://www.fundobrasil.org.br/instituicoes-de-justica-divulgam-documento-que-orienta-a-contratacao-de-pessoal-das-assessorias-tecnicas-independentes2/ .

Para que este direito seja finalmente estendido a todas as comunidades atingidas do Espírito Santo resta aguardar a resolução do Território 11 – Aracruz e Serra e do Território 12 -Terras Indígenas Tupiniquim, Comboios e Caieiras Velhas II, que também tem direito à Assessoria Técnica Independente, que segue no impasse apesar da audiência de conciliação realizada em 11 de outubro de 2022 promovida pela 4ª vara federal.

Acompanhe as etapas do processo de seleção aqui:

http://www.adaibrasil.org.br/site/editais-assessoria-rio-doce-es