No município de Catalão em Goiás, se realizou o terceiro dia de campo do projeto “Soberania Alimentar em regiões atingidas por barragens através da tecnologia social PAIS e Placa Solar de aquecimento de água”. O projeto é uma parceria entre a Associação de Proteção ao Meio Ambiente (APEMA), a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Dia de Campo buscou realizar troca de experiências sobre práticas e técnicas agroecológicas visando o planejamento da produção, buscando definir estratégias para produção em período chuvoso. Um dos grandes problemas nesse período é o controle de pragas e doenças nas plantas cultivadas, e nesse sentido foi realizado o preparo de caldas que possam contribuir nesse processo. Por exemplo: calda de cebola, alho e pimenta, inseticida de Neem, calda de fumo e calda bordalesa. Preparou-se também bio fertilizante e a captura de microorganismos eficazes.

Outras parcerias foram desenvolvidas. Com a Embrapa Cerrados e o Instituto Federal Goiano de Urutaí, onde se desenvolveram atividades para além dos kits PAIS, como o plantio de corredores agroecológicos e ensaios de Valor de Cultivo e Uso de milho.

Segundo a técnica agropecuária do projeto na região, Leniany Moreira, “todo esse processo contribui de forma significativa para o desenvolvimento da agricultura na região, além do rural o urbano também é beneficiado através da aquisição de alimentos saudáveis que são comercializados em feiras da agricultura familiar da região ou através de cestas fornecidas diretamente ao consumidor”.