A Petrobrás e a Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual – ADAI estão desenvolvendo ações de reintegração de jovens em ações de produção agropecuária em comunidades atingidas por barragens. As ações acontecem em sete estados do Brasil (Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará e Rondônia) e são principalmente de formação, capacitação e análise da realidade produtiva atual das comunidades beneficiadas. 
 
“O processo de construção de barragens desestrutura profundamente os arranjos sócio produtivos existentes e a juventude está no grupo social que mais sente essas mudanças”, afirma Gilnei Dall Agnol, coordenador do projeto. Segundo Dall Agnol, é por esse motivo que a Associação elegeu os jovens como grupo prioritário para as ações desse projeto. 
 
Neste sentido, nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2014 foi realizado o primeiro Seminário Nacional, que aconteceu em Brasília e contou com a presença de 74 lideranças de comunidades atingidas por barragens dos estados beneficiados pelo projeto, dentre  estes houve a presença de parte da equipe contratada.  
 
O seminário contou inclusive com a presença do então Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que na ocasião fez o lançamento de uma Metodologia para o Diagnóstico Social, Econômico e Cultural dos Atingidos por Barragens, e que vai ao mesmo tempo legitimar as ações do projeto, pois ambos colaboram com a necessidade de resolver o passivo social causado pela construção desses empreendimentos.  No momento atual, o projeto concentra suas ações na realização do diagnóstico local e na realização das reuniões de líderes regionais.