A implementação das tecnologias sociais é mais uma conquista da luta dos atingidos por barragens organizadas em diversos estados brasileiros que resultou na parceria entre a ADAI e a Fundação Banco do Brasil (FBB). No Paraná foram implementados 70 unidades na região da UHE de Salto Santiago, envolvendo os municípios de Candói, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu.

A conquista vem apresentando resultados positivos e correspondendo as expectativas das famílias beneficiárias. Os PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) têm possibilitado a diversificação e desenvolvimento de formas alternativas e economicamente viáveis de produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos.

Já os ASBC (Aquecedor Solar de Baixo Custo) também vêm apresentando resultados satisfatórios, pois de forma significativa já se sente a redução da tarifa de energia através do uso da Tecnologia Social. Cabe destacar que as mulheres vêm desenvolvendo um trabalho fundamental no que diz respeito à condução do uso das tecnologias, protagonizando o processo.

A região envolvida no projeto é estratégica por demandar ações concretas que possibilitem melhorar as condições de vida das populações atingidas por barragens, incentivando a produção de alimentos, promovendo a soberania alimentar e contribuindo na renda através da comercialização, além disso, a instalação de aquecedores solares também contribui na diminuição dos custos da energia.