Há cerca de um mês, as famílias beneficiadas pelo projeto “Uso de tecnologias sociais para redução do desmatamento” na região do Xingu (PA) iniciaram a construção dos PAIS (Projeto Agroecológico Integrado e Sustentável). A equipe técnica tem visitado família por família para auxiliar na demarcação inicial dos canteiros e do galinheiro, enquanto aguardam a chegada dos kits de produção e irrigação.

Até o momento, foram iniciadas 23 unidades. Todas estão sendo construídas em mutirões coletivos realizados com a participação da equipe técnica do projeto, famílias atingidas por barragens e as famílias beneficiárias. As famílias contempladas estão nas comunidades da Agrovila Carlos Pena (Brasil Novo), Pioneira, Assurini e Princesa do Xingu (Altamira) e Km 20 (Vitória do Xingu).

“Além de produzir para o consumo, com essa horta a gente também vai poder comercializar e incentivar as pessoas a produzirem e consumirem alimentos orgânicos, dizendo não aos agrotóxicos. É um projeto que vem a calhar nesse momento em que as pessoas estão usando muito agrotóxico na produção e isso está acabando com a nossa terra e a nossa água”, afirma Josélia, uma das participantes do projeto, moradora da comunidade Pioneira (Altamira).

Ela também comenta sobre o benefício de utilizar energia solar no sistema de irrigação: “se for irrigar uma horta desse tamanho com a energia comum, vai gastar demais, pois a energia é muito cara no Pará. Então é muito bom que possamos usar a energia solar. É algo muito inovador para a nossa região e com certeza vai ajudar a baratear a conta de energia”, afirma.

Ao todo, 48 famílias serão contempladas na região do Xingu nessa etapa do projeto. “A previsão é que, no próximo ano, outras 12 famílias que tiveram problemas de documentação possam ter sua situação regularizada e participar do projeto”, afirma Jackson Dias, técnico da ADAI na região.