Famílias de Marabá (PA) já produzem em hortas PAIS
Das 60 famílias contempladas pelo projeto “Uso de Tecnologías sociais para redução do desmatamento” em Marabá (PA) -que contempla a região da Bacia do Rio Tocantins- 44 foram beneficiadas com o projeto nesta primeira etapa. Por isso, desde setembro começou a construção das hortas. Para Francilene Alves de Arruda, agricultora do PA (Projeto de assentamento) Grande Vitória “o projeto veio para ajudar as famílias a terem uma alimentação saudável, assim como também garantir uma fonte de renda”.
Ela e a família fizeram a construção dos canteiros no formato PAIS (Projeto Agroecológico Integrado e Sustentável) que inclui um galinheiro, e logo em seguida plantaram couve, alface, cebola e jiló, e já colhem os frutos do próprio trabalho. Além de se alimentar de forma mais saudável, vendem as hortaliças na vila do Km 21, e fornecem feirantes em Marabá-Pará, garantindo uma fonte de renda para família.
Até o momento, das 44 famílias beneficiadas, 18 finalizaram a construção do PAIS, e as outras 26 estão finalizando as construções até o dia dez de dezembro. A equipe técnica tem visitado as famílias para auxiliar na construção, e tirar dúvidas em relação ao tamanho, espaços, o qué plantar, orientações quanto ao plantio das 100 mudas para cada unidade, uma das contrapartidas do projeto para redução do desmatamento.
Na comunidade Ribeirinha Boa Esperança as famílias estão fazendo mutirões para construção das hortas. Das 5 famílias beneficiadas 3 já iniciaram os plantios de algumas mudas, como Açaí, Banana e Cupuaçu. O Projeto no município de Marabá- Pará abrange, os PAs (Projetos de Assentamento), Grande Vitória, Boa Esperança do Burgo, Belo Vale, Iguaçu, Cinzeiro, Burgo, Boa esperança, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, e no município de Nova Ipixuna- Pará, os PAs Lago Azul e João Vaz.
O projeto é uma conquista do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), executado pela Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).