ADAI_slider


Entre os dias 06 a 08 de outubro de 2019, as famílias da região do Xingu no Pará, beneficiárias do projeto “Uso de Tecnologias Sociais para a Redução do Desmatamento” receberam a visita de Sebti Bouadjadja, apoiador da ADAI para ações de preservação da Amazônia. O projeto está sendo implementado na propriedade de 240 famílias da Região Amazônica e é financiado pelo Fundo Amazônia, executado pela Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual.

Sebti é gerente de uma loja de autopeças na França. Quando soube das notícias das queimadas na Amazônia, sensibilizou-se e iniciou uma campanha entre seus clientes para contribuir com a defesa da Floresta. Entrou em contato com a ADAI e se interessou por conhecer o projeto, em especial a dimensão do reflorestamento. Cada família beneficiada, tem o compromisso de plantar ao menos 100 mudas de árvores nativas em sua propriedade.

Ele visitou as comunidades Pioneira e Carlos Pena Filho, entre os municípios de Altamira e Brasil Novo. Um aspecto que chamou sua atenção foi a diversidade da produção nas propriedades: cacau, açaí, mamão e abacaxi, entre outras frutas. Ao conversar com as famílias, também observou que o projeto trouxe melhorias na condição geral de vida.
“É necessário ter pessoas que se preocupem com a preservação do meio ambiente no país, por isso considero importante que esse trabalho da ADAI possa ter continuidade”, afirmou.
A meta do projeto era o plantio de 24 mil mudas, mas as famílias beneficiadas já plantaram, até agosto, mais de 36 mil mudas de diversas espécies de plantas nativas da Amazônia.