Caso deve ser encerrado até janeiro de 2025 
 
A corte inglesa definiu as datas para o julgamento das mineradoras Vale S/A e BHP Billiton no caso do rompimento da barragem de Fundão. Inicialmente o cronograma previa que todo o processo se desenvolveria entre os meses de outubro e dezembro de 2024, mas após solicitação dos representantes das mineradoras, que pediram mais tempo para que testemunhas e especialistas pudessem ser ouvidos, a juíza deu mais três semanas.  Dessa maneira, o julgamento deve ser encerrado em janeiro de 2025. 
 
As datas foram divulgadas na audiência para gerenciamento do caso, realizada na Corte de Tecnologia e Construção, em Londres, entre os dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro. A audiência reuniu representantes das empresas, indígenas, quilombolas, moradores do distrito de Bento Rodrigues, além de prefeitos e procuradores de 15 municípios atingidos. 
 
Em caso de condenação, as empresas Vale e BHP deverão pagar indenizações de até R$ 230 bilhões em danos reparatórios, o que pode proporcionar uma média de valores de pelo menos R$ 121 mil por atingido e atingida, de acordo com informações divulgadas pelo escritório de advocacia Pogust Goodhead.  
 
A Assessoria dos Atingidos e Atingidas, Adai, está acompanhando o caso para manter o povo bem-informado.