A Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI) em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) lançaram no dia 24 de fevereiro o projeto “Capacitando Atingidos/as por Barragens para Inserção no Processo de Desenvolvimento Nacional: Energia e Sociedade”, apoiado pelo Serviço Social da Indústria (SESI).

O Projeto visa formar jovens atingidos por barragens de todo o Brasil no período de dois anos, desenvolvendo um processo de capacitação de monitores e agentes locais atingidos por barragens com o tema central “Energia e Sociedade”.

Segundo Lizete Marques, gerente de projetos do Conselho Nacional do SESI, a geração de energia, necessária para o desenvolvimento do país, tem um custo mais alto para as populações atingidas. Portanto, a indústria também tem responsabilidade em mitigar esses impactos. “A juventude é o foco do projeto por ser responsável pela transformação da sociedade” explica. Além de Lizete Marques, esteve presente no lançamento Liseole Kleber, gerente e consultora de projetos do conselho nacional do SESI.

Fernanda Oliveira, presidenta da Adai, ressaltou a importância do projeto: “esta parceria com o SESI possibilitará um processo de formação de formadores que irão reproduzir em seus estados a capacitação de mais jovens, contribuindo na luta pelos direitos dos atingidos”. A atividade aconteceu no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo.