DSC04011-1020-ok


Entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2019, no município de Candeias do Jamari (RO), foram instalados os sistemas de irrigação e implementados os sistemas de geração de energia a partir da fonte solar nas residências das famílias beneficiárias. As atividades fazem parte da segunda etapa do projeto “Uso de Tecnologias sociais para redução do desmatamento”, uma parceria do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) com a Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI) e o Fundo Amazônia.

Promovendo a ocupação sustentável do território e a produção agroecológica de alimentos e visando a segurança alimentar das famílias, o projeto teve início no último ano e beneficia mais de vinte famílias das comunidades atingidas pelas UHE’s Samuel e Santo Antônio. Com as primeiras ações do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) já implantadas (como a construção das hortas e dos galinheiros), nesta circunstância foram inseridos o sistema de irrigação por aspersão para pequenas e médias propriedades além das placas solares. As ações foram realizadas a partir de mobilizações coletivas entre as comunidades e as equipes técnicas. As famílias organizadas em mutirões auxiliaram toda a logística, e com a ajuda dos técnicos locais implantaram a irrigação. Para o sistema de geração de energia sustentável, contaram com a assessoria técnica e prática dos técnicos da SFVenergia.
Além de uma conquista dos atingidos por barragens, o projeto acarreta benefícios ambientais, sociais e econômicos. As dinâmicas continuam durante os próximos meses. Os desafios seguintes são o acompanhamento e manutenção da produção agroecológica. Para mais, estão sendo pensadas também as plantações de árvores frutíferas e de reflorestamento no entorno das propriedades.