Famílias atingidas por barragens em Rondônia conquistam mais direitos

Entre os dias 12 a 16 de maio foram realizadas uma série de reuniões e visitas a famílias atingidas no município de Porto Velho (RO), para discussão e elaboração de plano de trabalho para implementação de duas conquistas das famílias da região: a instalação de tecnologias sociais de acesso à água, em parceria com Memorial Chico Mendes, e o projeto Produção Sustentável em Comunidades Atingidas da Amazônia, em parceria com o Fundo Amazônia.
Com relação ao projeto de implementação de tecnologias sociais de acesso à água, está sendo firmado um acordo com o Memorial Chico Mendes, gestor do projeto, no qual a ADAI em conjunto com o Instituto Vitória Régia, se comprometem em implementar 800 tecnologias sociais de acesso à água potável para famílias da região. Essa iniciativa conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
E sobre o Projeto Sustentável em Comunidades Atingidas da Amazônia, foram feitas reuniões com a equipe técnica local que vai implantar o projeto na região e foi divulgada a conquista para as famílias visitadas. Este projeto será implementado pela ADAI com recursos do Fundo Amazônia (Contrato de Aplicação de Recursos não Reembolsáveis n° 24.2.0365.1-ADAI/BNDES -Projeto Produção Sustentável em comunidades atingidas da Amazônia).
As visitas aconteceram em Bom Será I e II, Brasileira, Foz do Jamari, Terra Caída, Cavalcante, Belmonte e no Distrito de São Carlos, comunidades do entorno de Porto Velho, na região do Médio e Baixo Madeira, onde deverão ser instaladas as tecnologias sociais.
Alimentos saudáveis e proteção do bioma
Para Francisco Océlio Muniz, coordenador local do projeto Produção Sustentável em Comunidades Atingidas da Amazônia, as duas conquistas são de grande importância para as comunidades locais porque fazem parte da pauta histórica de passivos deixados pelas grandes obras instaladas na região. Além disso, essas conquistas buscam melhorar a qualidade de vida de famílias no acesso à água potável para o consumo, na produção de alimentos para subsistência e geração de renda e ainda irão trabalhar a conscientização ambiental e promover ações de preservação do bioma, a partir do plantio de árvores nativas.





Reuniões das equipes técnicas e visitas às famílias em Rondônia. Fotos: Klézi Martins/MAB